segunda-feira, 7 de maio de 2012


Comunicar X Fazer-se entender

Seja falando, escrevendo ou gesticulando, as pessoas se relacionam através da comunicação. A vida social só se torna possível devido aos diferentes sistemas de comunicação desenvolvidos pelo ser humano.
Entende-se, portanto, que a eficácia da comunicação é crucial para o sucesso de uma organização social, empresarial ou política.
Segundo Chiavenatto (2002), comunicação "é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social".
Para haver comunicação plena e eficaz existem elementos básicos do processo de comunicação que devem ser considerados. São eles:
*Emissor: aquele que fará a composição e emissão da mensagem;
*Canal: suporte material que possibilita veicular uma mensagem de um emissor a um receptor, através do espaço e do tempo;
*Mensagem: é o que esperamos comunicar ao receptor;
*Receptor: aquele que recebe a informação e decodifica;
*Ruído: todo o sinal indesejável que ocorre na transmissão de uma mensagem por meio de um canal.
É comum acreditar que o fato de um emissor utilizar um canal para enviar uma mensagem a um determinado receptor é um processo completo de comunicação. Contudo, a comunicação só pode ser considerada completa, eficiente e eficaz quando do entendimento por parte do receptor do significado da mensagem pretendido pelo emissor, ou seja, só há comunicação eficaz quando há pleno entendimento da mensagem emitida.
Por isso é muito importante o ajuste dos elementos canal e mensagem em relação ao receptor. Como, quando e quantas vezes o receptor precisa ter acesso à mensagem para captar e entender seu real significado? Esta é uma pergunta que deve ser feita toda vez que um processo de comunicação é elaborado.
Quando o receptor recebe e entende o significado da mensagem aparece o último e talvez o mais importante elemento do processo de comunicação: o feedback.
O feedback pode chegar ao emissor de diferentes formas (escrita, verbal, através de gestos ou atitudes) e o dará pleno conhecimento que sua mensagem foi devidamente captada pelo receptor. Caso contrário, seu processo de comunicação foi falho e deverá ser repensado e reiniciado, a fim de chegar com sucesso ao seu objetivo final: FAZER-SE ENTENDER!

Sidney Mathias
Graduado em Gestão de Negócios
Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade
Pós-Graduado em Gestão de Negócios e Marketing
Mestrando em Economia Empresarial

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