Comunicar
X Fazer-se entender
Seja falando, escrevendo ou
gesticulando, as pessoas se relacionam através da comunicação. A vida social só
se torna possível devido aos diferentes sistemas de comunicação desenvolvidos
pelo ser humano.
Entende-se, portanto, que a eficácia
da comunicação é crucial para o sucesso de uma organização social, empresarial
ou política.
Segundo Chiavenatto (2002),
comunicação "é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar
comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da
experiência humana e da organização social".
Para haver comunicação plena e
eficaz existem elementos básicos do processo de comunicação que devem ser
considerados. São eles:
*Emissor: aquele que fará a
composição e emissão da mensagem;
*Canal: suporte material que
possibilita veicular uma mensagem de um emissor a um receptor, através do
espaço e do tempo;
*Mensagem: é o que esperamos
comunicar ao receptor;
*Receptor: aquele que recebe a
informação e decodifica;
*Ruído: todo o sinal indesejável que
ocorre na transmissão de uma mensagem por meio de um canal.
É comum acreditar que o fato de um
emissor utilizar um canal para enviar uma mensagem a um determinado receptor é
um processo completo de comunicação. Contudo, a comunicação só pode ser
considerada completa, eficiente e eficaz quando do entendimento por parte do
receptor do significado da mensagem pretendido pelo emissor, ou seja, só há
comunicação eficaz quando há pleno entendimento da mensagem emitida.
Por isso é muito importante o ajuste
dos elementos canal e mensagem em relação ao receptor. Como, quando e quantas
vezes o receptor precisa ter acesso à mensagem para captar e entender seu real
significado? Esta é uma pergunta que deve ser feita toda vez que um processo de
comunicação é elaborado.
Quando o receptor recebe e entende o
significado da mensagem aparece o último e talvez o mais importante elemento do
processo de comunicação: o feedback.
O feedback pode chegar ao emissor de
diferentes formas (escrita, verbal, através de gestos ou atitudes) e o dará
pleno conhecimento que sua mensagem foi devidamente captada pelo receptor. Caso
contrário, seu processo de comunicação foi falho e deverá ser repensado e
reiniciado, a fim de chegar com sucesso ao seu objetivo final: FAZER-SE
ENTENDER!
Sidney Mathias
Graduado em Gestão de Negócios
Graduado em
Comunicação Social, com habilitação em Publicidade
Pós-Graduado em Gestão de Negócios
e Marketing
Mestrando em
Economia Empresarial
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